10 temperos que são indispensáveis e fazem bem pra saúde!

Dizem que o tempero da vida, que dá sabor é o sal, mas a verdade é que apesar de ser o dosador do sabor, o sal não deve ser consumido em excesso. Além disso existem muitos outros temperos bons para a saúde que agregam sabor e tornam o sal quase dispensável.

Uma refeição bem temperada proporciona prazer e muita satisfação e melhor ainda quando oferece benefícios adicionais. Quer saber  como? É só conferir a listinha com 10 temperinhos que você não pode deixar faltar na sua cozinha.

Alho

O primeiro da nossa lista é o bom e velho alho. Apesar de muitas pessoas desprezarem nosso amigo aqui, ele é muito poderoso e já era usado em antigas civilizações por seu grande benefício medicinal.

Então, se você não é muito fã do camarada é bom reconsiderar o uso dele, afinal, o alho é anti-inflamatório, combate fungos e bactérias, è antioxidante, previne doenças cardiovasculares e aquele cheirinho (alicina) que muitos acham desagradável pode reduzir o depósito de gorduras muito mais.

Açafrão

O açafrão é outro tempero indispensável para saúde e na cozinha. Além de ser anti-inflamatório e antioxidante como o alho, ele também combate os radicais livres que causam câncer.

Estudos estão sendo realizados para comprovar a eficácia do açafrão na prevenção de certos tipos de câncer na cabeça e pescoço.


Cebola

Não poderia faltar a cebola que dá tanto sabor aos alimentos. E não apenas pelo sabor no arroz e feijão, na saladinha ou na carne, a cebola é rica em fibras, também possui  ferro, cálcio, fósforo, selênio, magnésio, potássio, sódio, vitamina C, vitamina B1 e vitamina B2.

A cebola também ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, trombose, anemia, é boa para a pele e ajuda na recuperação de resfriados.

Salsinha

A salsinha, também conhecida como salsa, assim como a cebola previne anemia e possui ação anti-inflamatória. Além disso, ajuda no controle do açúcar no sangue, alivia constipação e tem ação rejuvenescedora. Gostou, então inclua na lista porque é um tempero indispensável?

Pimenta

Nem todo mundo gosta, mas as pimentas são ricas em vitaminas A, vitamina C e possui capsaicina que é uma substância que alivia diversos tipos de dores.

A pimenta também é descongestionante e vasodilatadoras.

Cebolinha

A cebolinha é rica em vitamina A e além de acrescentar muito sabor aos alimentos, fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde ocular, retarda o envelhecimento ajuda no crescimento do cabelo.

Alecrim

O alecrim é saboroso e melhora a circulação, estimula a digestão e há quem diga que tem efeito diurético. Vale a pena experimentar para saber.

Coentro

O coentro é sem dúvida um tempero indispensável, pois contém flavonóides terpeno e pineno que são ativos que tem propriedades fungicidas, bactericidas e auxiliam na digestão. Além de ser rico em vitaminas B, C e cálcio.

Louro

E quem diria que o louro de fazer bem para o intestino também possui fitonutrientes que previnem dores de cabeça! Muito bom não concorda?

Cominho

Alguns cientistas estão estudando as propriedades do cominho na prevenção do câncer. E tem mais, esse tempero è rico em cálcio, vitamina B1e vitamina B2. Seu fígado agradece se você incluir o cominho na sua lista de temperos bons para a saúde e indispensáveis na cozinha.

Agora é só chamar os amigos para um almoço bem temperado e saudável.

Aproveita e compartilha essa informação.

Siga-nos ou curta está materia:
Postado em Blog e marcado , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chácara Strapasson

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial