5 temperos para cultivar em casa e como utilizar nas receitas do dia a dia!

Depois de tantos realities shows sobre culinária, estamos na fase em que as várias pessoas enxergam a cozinha como um hobby: querem vestir aventais modernos e encarar a própria linha branca, cultivando e utilizando seus próprios temperos.

Outro fator importante além dos programas de televisão é a retomada de questões ligadas a alimentação saudável. Até os que ainda lidam com a cozinha como se ela fosse uma obrigação, estão mais atentos aos produtos que consomem graças a campanhas massivas sobre a disseminação do uso de produtos orgânicos, transgêneros e de agrotóxicos.

Aproveitando esse momento, nesse artigo traremos super dicas de como construir em casa a sua própria horta e colher especiarias frescas para seus saborosos pratos, confira.

Quais temperos posso cultivar na minha casa?

  1. Manjericão;

O manjericão gosta de se bronzear ao sol, especialistas recomendam ao menos 3 horas de luz solar por dia. E como fica bastante no sol, precisa se hidratar bem. Não estamos falando de exageros, cuidado para que não encharque. Suas folhas já podem ser colhidas entre 60 e 90 dias de plantado.

  1. Hortelã;

Pode ser consumida através de infusão ou no tempero de carnes. Essa plantinha gosta de solo úmido e precisa, leia bem, precisa ficar protegida do vento. Sua raiz é profunda, é recomendado que seja plantada em um vaso.

  1. Pimenta;

Faça você mesmo seu próprio vidro artesanal de pimentas. Você vai demorar um pouco a sentir a ardência de sua pimentinha, seu cultivo demora entre 80 e 150 para ser realizado. Para os que acreditam, ter pimenteira em casa afasta energia ruins, principalmente a inveja.

  1. Alecrim;

O alecrim é uma planta bem independente e ideal para os que têm uma vida agitada, sem muito tempo livre para cuidar de suas plantas. Depois de aproximados 90 dias de plantado, já pode ir para seu prato. Sabe aquela batata que você tanto gosta? Ficaria melhor com Alecrim.

  1. Orégano;

Ideal para os apaixonados por pizza. Imagine você, que está montando sua pizza e pega orégano do seu próprio pé e salteia sobre o recheio da massa…Assim que ela ultrapassar 20 cm, suas folhas estarão prontas para ir ao seu prato. Quanto mais sol recebe, mais forte fica sem sabor.


Onde e como plantar?

Agora que você já está de olho em quais temperos precisa para seus pratos favoritos, vamos abordar dois pontos importantes: onde e como plantar.

  • Local iluminado, preferencialmente onde pegue o sol da manhã ou o do final da tarde;
  • Não precisa ter muito espaço para suas plantinhas, use jardineiras ou um jardim vertical;
  • Em um único vaso, duas mudas podem coexistir. Atenção com a pimenta e com o manjericão. Eles são espaçosos e vão atrapalhar o desenvolvimento de quem estiver no mesmo vaso;
  • Atenção redobrada com o momento de regar suas plantas, água demais pode matá-las;
  • Você pode optar entre sementes ou mudas, mas lembre-se: as sementes demoram a germinar.

Gostou do nosso conteúdo? Agora que você já sabe que é possível ter sua própria horta de tempero em casa, comece hoje mesmo a alimentar-se melhor. Descubra mais dicas de conteúdos como esse em nosso blog.

Siga-nos ou curta está materia:
Postado em Blog e marcado .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chácara Strapasson

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial