Conheça 10 alimentos para combater a ansiedade e seus benefícios para nosso corpo físico e nossa saúde mental.
A ansiedade é uma das doenças mais comuns no mundo todo. A rotina extremamente agitada, o sedentarismo, má alimentação, situações de estresse e outros fatores contribuem para o desenvolvimento e piora da doença em crianças e adultos.
O tratamento para a doença precisa ir além do acompanhamento psicológico. Afinal, existem diversos estudos que comprovam a contribuição de uma boa alimentação no combate à ansiedade.
10 alimentos para combater a ansiedade
A alimentação ideal para controlar os sintomas da ansiedade precisam incluir alimentos ricos em magnésio, potássio, fibras e probióticos. Então, confira algumas sugestões:
Castanha do Pará
Um dos alimentos para combater a ansiedade, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Sendo assim, um de seus principais nutrientes é o selênio, que contribui na melhora do humor e na diminuição de danos cerebrais. Mas, tenha moderação no consumo. Afinal, entre 1 e 4 castanhas já é o suficiente para obter a dose indicada do nutriente.
Frutas Vermelhas
São ricas em antioxidantes, que atuam no combate da oxidação das células do cérebro, melhorando os sintomas de ansiedade.
Frutas Cítricas
Limão, laranja, abacaxi e acerola são frutas capazes de combater o cortisol. Além disso, possuem vitamina C, substância capaz de ajudar os processos cognitivos e a assimilação da serotonina.
Banana
Essa fruta é fonte rica de triptofano, umas das responsáveis pela produção da serotonina. Também possui alta concentração de magnésio e potássio, que auxiliam na assimilação de outros nutrientes.
Iogurte
É fonte de probióticos, bactérias benéficas para a saúde intestinal. Ela ajuda a restabelecer a flora bacteriana, tendo efeito anti-inflamatório. Pode ser consumido com grãos integrais e até como molho para saladas.
Semente de Abóbora
As sementes de abóbora são ricas em potássio, que ajuda a regular a pressão arterial. Também possui boa dose de zinco, fundamental para o desenvolvimento cerebral, auxiliando no equilíbrio das emoções.
Chocolate meio amargo
O cacau, matéria-prima do chocolate, contém triptofano, magnésio e flavonóides. Estes ajudam a combater o cortisol, enquanto participam da produção da serotonina, substância responsável pelo bem-estar. Mas não exagere. A indicação de consumo é de até 30 gramas diárias de chocolate acima de 70% de cacau.
Grãos Integrais
Grãos como aveia, chia e granola possuem vitaminas do complexo B, importantes reguladoras do sistema nervoso e que atuam diretamente na produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Então, selecione os grãos que mais lhe agradam e as insira em suas refeições ao longo do dia.
Cúrcuma
Outro dos alimentos para combater a ansiedade é esse tempero que possui um nutriente chamado cúrcuma, que atua na redução da inflamação e do estresse oxidativo. Recomenda-se o consumo de uma colher de sopa ao dia. Além disso, é ótimo para temperar molhos, carnes brancas e legumes.
Camomila
Uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e relaxantes.
Além de aumentar o consumo desses alimentos, é recomendável a diminuição excluir da rotina aqueles ricos em gorduras saturadas, açúcares e carboidratos. Eles podem causar um quadro de inflamação crônica, contribuindo para a piora dos sintomas da ansiedade.
Tenha uma alimentação mais saudável e descomplicada! Então, receba frutas, legumes e verduras frescas e de qualidade no conforto da sua casa. Sendo assim, confira os produtos da nossa loja.