Entenda a relação entre a alimentação e saúde mental

A saúde mental pode ser influenciada pela sua alimentação. Então, entenda essa relação e como tornar a comida uma aliada no tratamento de transtornos psicológicos.

O que você come impacta diretamente sua saúde mental. Sendo assim, é por meio da alimentação que oferecemos ao nosso organismo os nutrientes necessários para seu pleno funcionamento. O princípio é simples: quanto melhor você comer, mais benefícios você estará dando ao seu corpo.

Em uma sociedade frenética, com rotinas cada vez mais agitadas e estressantes, o número de pessoas diagnosticadas com alguma doença psicológica, como ansiedade e depressão, aumenta a cada dia. A OMS calcula que cerca de 350 milhões de pessoas ao redor sofrem de algum problema de ordem mental.

Neste texto, vamos explicar a relação entre alimentação e saúde mental e trazer dicas de como melhorar sua dieta. Então, acompanhe.

A relação entre alimentação e saúde mental

Um estudo australiano avaliou 101 pessoas que apresentavam sintomas de depressão e que tinham uma dieta baseada em carboidratos refinados, açúcar e carnes processadas. Após passarem por uma avaliação, metade do grupo continuou com sua rotina de alimentação. Os demais, passaram a se alimentar baseados na culinária mediterrânea, que prioriza alimentos como o azeite, a manteiga, os cereais, as verduras e legumes, frutas, peixe e carne magra.

Após um período de 90 dias, muitos do grupo que optaram por uma dieta mais saudável relataram melhoras nos sintomas da depressão. Além disso, 21% mantiveram os hábitos saudáveis após a experiência.

Açúcar, índice glicêmico e inflamação

É constatado que pessoas com transtornos psicológicos possuem um quadro de inflamação crônica. 

Outros estudos associam o consumo de alimentos com alto índice glicêmico ao desenvolvimento de doenças mentais. Além disso, o nível elevado de açúcar no sangue pode comprometer nossas funções cognitivas. 

Vale ressaltar que o desenvolvimento de uma doença psicológica é mais complexa que apenas uma alimentação errada. Porém, é possível afirmar que uma boa alimentação fornece nutrientes fundamentais para o cérebro, promovendo efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores, que ajudam a combater tais doenças.

Como combater o estresse e a depressão com a alimentação

Sabemos da importância da saúde mental em nossa saúde como um todo. Para que ela esteja em ordem, é necessário uma mudança nos hábitos e na rotina. Gradativamente, mude suas ações para as que promovem a saúde e o bem-estar. Algumas sugestões:

  • opte por alimentos frescos, como verduras, legumes e frutas. Elas possuem diversas vitaminas e minerais essenciais para o corpo. Sendo assim, aposte na diversidade do cardápio;
  • evite o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcar e bebidas alcoólicas;
  • prefira alimentos fermentados ou germinados. Eles são excelentes para a manutenção da flora intestinal;
  • mantenha a hidratação corporal. Ingerir água diariamente é essencial;
  • Tenha uma boa noite de sono. Esse hábito ajuda no controle da glicemia e pressão arterial, impactando diretamente a saúde mental;
  • movimente-se! O exercício físico ajuda no controle metabólico, na manutenção do peso ideal e ainda libera serotonina, uma substância que promove a satisfação e o bem-estar.

Conheça a nossa loja! Temos uma grande variedade de alimentos frescos e naturais. Afinal, você escolhe os produtos e recebe no conforto da sua casa!

Postado em Blog e marcado , , , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.