Saiba por que escolher alimentos orgânicos não é frescura!

Talvez nunca o consumidor esteve tão consciente sobre qualidade de vida e dos produtos que consome quanto nos últimos anos. Buscamos morar melhor, usar melhores dispositivos, nos locomover em transportes mais confortáveis, no entanto a alimentação para muitas pessoas ainda é um assunto deixado de lado, que não recebe a atenção necessária. Existe quem acredite que buscar uma alimentação orgânica é uma frescura, algo sem necessidade.

Através desse artigo você terá acesso a informações muito úteis sobre os alimentos orgânicos: o que são, como são produzidos, seus benefícios e vantagens sobre o consumo. Ao final, trataremos de um mito sobre o tema: o preço, confira a diante.

O que são produtos orgânicos e como são produzidos?

A plantação de alimentos orgânicos pode receber duas nomenclaturas: agricultura biológica e agricultura orgânica. Ambas carregam a mesma definição: criação e gestão de um sistema sustentável de agricultura, sem a utilização de organismos geneticamente modificados, adubos químicos, agrotóxicos, antibióticos e outras drogas em razão da proteção ao meio ambiente, aos trabalhadores que farão a lida dos alimentos e pensando também nos consumidores da comida produzida.

Ok, você pode estar pensando: Então o que é utilizado? São utilizadas soluções naturais como: compostagem, adubação orgânica, rotação de culturas, alimentação natural e controle biológico através do aumento da biodiversidade. A produção orgânica não se restringe a apenas alimentos plantados como arroz, feijão e verduras. Animais também podem receber a classificação de orgânicos, sendo criados para o abate com alimentação orgânica, sem receberem doses de hormônios ou serem modificados geneticamente.


Quais os benefícios e vantagens do consumo de produtos orgânicos?

Sua produção não impacta negativamente ao meio ambiente, nem a saúde dos consumidores e trabalhadores envolvidos nos processos.

 

Como a plantação ou a criação orgânica não utiliza recursos químicos, não há resíduos que possam poluir o solo, lençóis freáticos, o consumidor e os trabalhadores que manuseiam os produtos. Esse é um fator muito importante porque hoje contamos com consumidores muito mais conscientes sobre questões relacionadas a saúde.

Os alimentos são mais nutritivos

 

Como a produção é desenvolvida de maneira natural e a partir de recursos naturais, os produtos orgânicos mantém seus valores nutritivos sem sofrerem alterações graças a ausência de elementos químicos em sua rotina de desenvolvimento.

Podem ser desenvolvidos em casa

Por não exigirem manuseio de substâncias perigosas, o desenvolvimento de alimentos livres de agrotóxicos pode ser feito por qualquer pessoa sem conhecimento técnico.

O preço é um mito sobre os produtos orgânicos

As soluções orgânicas são mais caras em relação aos produtos com agrotóxicos? Ao primeiro olhar, sim, os alimentos orgânicos são encontrados nas grandes redes de mercado com valores acima dos tradicionais, MAS quando consideramos o custo benefício levando em consideração o impacto ao meio ambiente, o impacto positivo em nossa saúde e o sabor: vale muito a pena!

 

Nosso conteúdo te deu água na boca? Agora que você sabe que produtos orgânicos não são frescura, é possível alcançar, através da alimentação natural, os resultados que deseja com seu corpo, mantendo a saúde e impactando menos o meio ambiente. Confira mais conteúdos como esse em nosso blog e em nossas outras mídias digitais.

Postado em Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chácara Strapasson

0