Saiba por que inserir orgânicos na sua dieta!

Você está tentando se alimentar de forma saudável e sabe que isso significa escolher muitas frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.

Mas, ao passear pelos corredores do mercado local, verificando produtos frescos, carnes e laticínios, você percebe que há outra opção a fazer: você deve comprar orgânicos?

Os defensores dizem que os alimentos orgânicos são mais seguros, possivelmente mais nutritivos e, com frequência, são mais saborosos que os não orgânicos.

Eles também dizem que a produção orgânica é melhor para o meio ambiente e mais gentil com os animais.

E cada vez mais compradores parecem convencidos. Embora os alimentos orgânicos normalmente custem mais – às vezes muito mais – as vendas estão aumentando constantemente.

Portanto, antes de decidir se os alimentos orgânicos valem o preço da entrada, vamos dar uma olhada nas questões, para que você saiba por que inserir orgânicos na sua dieta!

O que significa “orgânico”?

O termo “orgânico” refere-se à maneira como os produtos agrícolas são cultivados e processados.

Embora os regulamentos variem de país para país, no Brasil, o Manual de Certificação de Produtos Orgânicos, as culturas orgânicas devem ser produzidas sem a utilização de produtos químicos, adubos solúveis ou hormônios artificiais para promover crescimento.


Caminho para ter mais bem-estar

Algumas pessoas veem os produtos orgânicos como uma opção mais saudável e ecológica.

Você deve considerar se os alimentos orgânicos são adequados para você e sua família. Você também precisa decidir se acredita que os alimentos orgânicos são mais saudáveis.

Sempre verifique os rótulos nutricionais na embalagem. Continue a seguir procedimentos seguros de manipulação de alimentos. Lave seus produtos com sabão. Mantenha a carne crua separada de outros alimentos antes de cozinhá-la.

É bom conhecer os fatos sobre produtos orgânicos e não orgânicos. Isso pode ajudá-lo a tomar decisões saudáveis e informadas.

 

Os benefícios dos alimentos orgânicos

A maneira como a comida é cultivada ou trabalhada para produzir mais pode ter um grande impacto na sua saúde mental e emocional, bem como no meio ambiente.

Aqui vão alguns pontos de destaque para que você saiba por que inserir orgânicos na sua dieta.

  • Os alimentos orgânicos costumam ter nutrientes mais benéficos, como antioxidantes, em comparação aos seus colegas cultivados convencionalmente.
  • Pessoas com alergias a alimentos, produtos químicos ou conservantes geralmente descobrem que seus sintomas diminuem ou desaparecem quando comem apenas alimentos orgânicos.
  • Os produtos orgânicos contêm menos pesticidas. Produtos químicos como fungicidas, herbicidas e inseticidas são amplamente utilizados na agricultura convencional e os resíduos permanecem nos alimentos que ingerimos.
  • Os alimentos orgânicos costumam ser mais frescos porque não contêm conservantes para fazê-los durarem mais tempo.
  • Os produtos orgânicos são frequentemente (mas nem sempre, portanto, observe a procedência) produzidos em fazendas menores perto de onde são vendidos.
  • A agricultura orgânica é melhor para o meio ambiente, pois reduzem a poluição, conservam a água, reduzem a erosão do solo, aumentam a fertilidade do solo e usam menos energia.
  • Cultivar sem pesticidas também é melhor para pássaros e animais próximos, bem como para pessoas que moram perto de fazendas.
  • Os animais criados organicamente não recebem antibióticos, hormônios do crescimento ou subprodutos alimentados com animais.
  • Os animais criados organicamente têm mais espaço para se movimentar e ter acesso ao ar livre, o que ajuda a mantê-los saudáveis.
  • Alimentos orgânicos não contêm organismos geneticamente modificados ou alimentos geneticamente modificados.

Então, comece a pesquisar nos supermercados, feiras, internet e pense nos inúmeros benefícios à saúde da sua família, aos cuidados com os animais e ao meio-ambiente. Invista em uma alimentação orgânica!

Postado em Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chácara Strapasson

0