Saiba como armazenar frutas e legumes corretamente e por mais tempo

Manter sempre os alimentos em condições de consumo é essencial, sempre obtendo informações de como armazenar frutas e legumes corretamente, preservado o seu sabor e aparência por mais tempo.

Que mora em regiões muito quentes ou frias sabe como é difícil manter os alimentos em boas condições, seja porque as pessoas acabam colocando-os em ambientes errados ou até mesmo não reservando uma área específica para cada um deles.

Você sabia que existem algumas formas de armazenar frutas e legumes corretamente e por mais tempo, tendo um alimento bom para consumo?


Como armazenar frutas e legumes corretamente

Se você tem problemas em guardar alimentos, e vira e mexe acaba perdendo-os por não os guardar de forma correta, veja essas dicas importantes que separamos:

– Deixe os alimentos separados por tipo

Guardar separadamente frutas, legumes e verduras ajuda a conservar propriedades de sabor e textura, além de aumentar sua durabilidade.

– Nem todo alimento vai na geladeira

Alguns alimentos têm suas propriedades melhor conservadas se forem mantidos em temperatura ambiente até o momento em que serão abertos e cortados, como maçã, pera, melão, banana, batata, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel e manjericão.

– Se não irá usar, congele

Embora consumir a fruta fresca in natura seja sempre a melhor opção, uma alternativa para o armazenamento do produto é congelar.

Os nutrientes são mantidos e a validade pode se estender em até seis meses. Muitos legumes também podem ser congelados, o que é boa opção para quem não tem tempo de ir sempre à feira. Já para armazenar as verduras, a dica é retirar a água desses alimentos antes de guardar em um recipiente seco. Isso irá preservar as folhas por um período maior.

– Guarde em recipientes corretos

O tipo de armazenamento, a temperatura e material do recipiente usado fazem toda diferença na conservação dos alimentos.

Em relação aos recipientes, os mais indicados são os de vidro e de plástico, que garantem as propriedades organolépticas dos alimentos: cor, sabor, textura, odor, entre outras.

Os produtos enlatados devem sempre ser retirados das embalagens. Para envolver frutas, legumes e verduras, é indicado usar o papel-toalha e papel-manteiga.

No caso das hortaliças, o indicado é lavá-las e, em seguida, embalar e colocar na geladeira, para evitar contaminação e ressecamento. Com relação às folhas e verduras, o certo é higienizá-las e, em seguida, colocá-las na parte inferior da geladeira, dentro das gavetas, uma vez que temperaturas muito baixas deterioram esse tipo de alimento.

– Fique de olho na validade

Cada tipo de alimento costuma durar um determinado tempo e é essencial ficar atento a esses prazos, para garantir o consumo saudável. Confira abaixo a recomendação da Organização Não Governamental Banco de Alimentos para alguns alimentos:

  • Carnes (bovinas, suínas e aves): 72 horas, a uma temperatura máxima de 4oC.
  • Verduras e frutas sensíveis: 72 horas, a uma temperatura máxima de 10oC.
  • Outras frutas e legumes crus na gaveta: 1 semana, a uma temperatura máxima de 10oC.
  • Ovos: 2 semanas, a uma temperatura máxima de 10oC.
  • Leites e queijos: 72 horas, a uma temperatura máxima de 10oC.

Assim, se você seguir essas dicas de como armazenar corretamente frutas e legumes, conseguirá ter alimentos mais saborosos e prontos para o consumo por mais tempo

Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/prateleira-cont%C3%AAiner-rack-alimentos-1285186/

Postado em Blog e marcado , .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Chácara Strapasson

0