Chácara Strapasson contra o câncer de mama: você conhece o outubro rosa?

Saiba mais sobre o surgimento do Outubro Rosa

No mês de outubro, todos os nossos olhares se voltam para as mulheres e para a importância do autoexame de mama.

Chamamos de Outubro Rosa o movimento que iniciou na década de 1990, em Nova York. A “Corrida pela Cura” realizada naquele ano tinha como objetivo arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. A medida que o evento foi crescendo, outubro acabou sendo instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos. Em pouco tempo, a campanha se espalhou pelo mundo.

1. Outubro Rosa no Brasil e no mundo

Em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo, ocorreu a primeira ação brasileira juntamente com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

2. A importância de diagnosticar precocemente

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

Nós, da Chácara Strapasson, apoiamos a campanha Outubro Rosa e, assim como todos os profissionais da saúde, incentivamos as medidas para identificar precocemente o câncer de mama. Conte com a gente!

 

Postado em Blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.